Indústria 4.0

Vale_Indústria_4.0_facebook_2
A itVintage é uma empresa acreditada para o desenvolvimento de projectos no âmbito do programa VALE INDÚSTRIA 4.0.
Para mais informações contacte-nos info@itvintage.com.

A Indústria 4.0 é uma realidade que começa a ter efeitos nos indicadores operacionais das empresas. Os produtos, as máquinas e as pessoas estão ligadas em rede através de plataformas digitais que disponibilizam informação em tempo real. Nas fábricas, nas empresas como mesmo na nossa vida diária, os dados, a informação e o conhecimento suportados em papel passaram para segundo plano, sendo dada importância aos suportes digitais.

Como nos dias de hoje todos os produtos e máquinas estão conectados digitalmente através de computadores e telemóveis, podemos por exemplo operar remotamente todos os eletrodomésticos em nossas casas, ligar o carro, ligar o sistema de rega, falar com robots, etc que obedecem às nossas ordens e tudo mais que podemos imaginar…

Nas fábricas por exemplo, os sensores, computadores, sistemas de planeamento, trocam informações entre si de forma autónoma tomando decisões de produção, custo, segurança, etc. A partir daqui, acede-se a uma nova realidade produtiva. Tudo está ligado para as melhores decisões de produção, custos e segurança sejam tomadas em tempo real.

A Industria 4.0 é assim uma evolução dos sistemas produtivos industriais que garante benefícios como a redução de custos, de energia, o aumento da segurança e da qualidade.

Especificamente em Portugal para que se alcance o sucesso pretendido neste desafio é preciso a abertura das empresas à inovação, a aposta na qualificação dos recursos humanos para as novas tecnologias e processos e a capitalização das empresas para conseguirem implementarem alterações necessárias.

A Industria 4.0 já é uma realidade e está a mudar a forma como lidamos com a produção. É uma forma de aproveitar os seus benefícios para a competitividade e o sucesso do negócio e desenvolver uma estratégia para a digitalização da economia e em especial da indústria.
É assim a estratégia para a competitividade do nosso país num mundo digital.


No âmbito do Vale Indústria 4.0 o incentivo máximo que pode ser concedido a cada Vale é de 7.500€.